Powered By Blogger

sábado, 16 de junho de 2012

Sinsepeap faz Marcha da Mordaça em protesto às retaliações do Governo

Imagem
Para o Sindicato, a volta das aulas forçada pela Secretaria de Educação significa ainda mais prejuízo para os estudantes e desorganização do calendário.

Com a boca e mãos atadas, os professores em greve há 57 dias, fizeram ontem (14) pela manhã a Marcha da Mordaça. Da Praça da Bandeira, eles percorreram a Avenida Fab, no Centro de Macapá, até chegar em frente à Secretaria de Estado da Educação (Seed), onde fizeram manifestação em protesto às medidas anunciadas pelo Governo do Estado de cortar o ponto dos servidores e a regência de classe daqueles continuarem de braços cruzados. A cor amarela do lenço envolto na boca, nas mãos e amarrado no corre-mão do prédio da Secretaria, foi escolhida para representar o PSB, partido do governador Camilo Capiberibe.
As mobilizações seguem por todos os municípios amapaenses em diferentes pontos de concentração. Como a negociação saiu do campo do diálogo, o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap), agora está tentando reverter a decisão judicial que considerou o movimento ilegal. Ontem, a assessoria jurídica do Sindicato entrou com quatro ações nas instâncias superiores a fim de neutralizar as sanções administrativas do Governo contra os servidores em greve.
Aqueles que optaram por retornar às salas de aula, não estão sendo bem recebidos nas escolas, informou o presidente do Sinsepeap, Aroldo Rabelo. “Eles estão sendo perseguidos, humilhados. Quem está voltando é por pressão e ameaça de demissão. Eles assinam o ponto numa folha separada. Certamente é porque sofrerão algum tipo de retaliação”, disse.
Para Rabelo, a volta das aulas forçada pela Secretaria de Educação significa ainda mais prejuízo para os estudantes e desorganização do calendário. “Tem diretores obrigando o professor a dar aula para um número reduzido de alunos. E como ficam aqueles que não estão indo? Tem pais que não mandam os filhos pra escola, porque sabem que ainda tem professor em greve. Como vão recuperar essas aulas? Vemos estudantes em todo o lugar no horário de aula porque são dispensados por falta de professor”, observa.

Retorno das aulas
A Seed anunciou o retorno das aulas no início da semana, após a decisão judicial favorável ao Governo que criminalizou a greve dos professores. Mas, a categoria decidiu em assembleia geral no dia 6 de junho continuar com o movimento. Um dia depois da medida anunciada pelo Sindicato, a Secretaria apelou para o corte na regência de classes. O ponto dos servidores em greve está cortado desde segunda-feira (11), o que implica na reposição das aulas, a qual ficará comprometida, uma vez que esses professores não se veem mais obrigados a repô-las. (Maiara Pires/aGazeta)
 Fonte: www.amapadigital.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário