Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto “Livro Vivo” ouve idosos que contam a história de Laranjal do Jari

O câmpus Laranjal do Jari ficou movimentado na manhã desta segunda-feira (11/6) com a presença de pessoas idosas e conhecedoras da história do terceiro maior município do estado do Amapá. Oito idosos participaram deste primeiro momento do projeto intitulado "Livro Vivo", coordenado pela professora Karoline Siqueira e pela jornalista Viviane Fialho. Na área de convivência do câmpus, os idosos foram entrevistados pelos alunos.
 "De posse das gravações de tudo que foi falado aqui no câmpus, os alunos irão transcrever para o papel. A nossa proposta é escrever posteriormente um livro de contos sobre o município de Laranjal do Jari", disse a professora.
 Segundo Karoline Siqueira, os alunos ficaram muito empolgados com o desenvolvimento do projeto. "Depois dessa etapa, passaremos para a parte da pesquisa documental, porque temos outro projeto que é a elaboração de um vídeo documentário sobre Laranjal do Jari. Tudo será feito com o propósito de perpetuar a história tão rica desse município", argumentou Siqueira.
O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, representada por Jeferson Costa, que falou da alegria em fazer parte desse projeto tão importante, segundo ele, para o município de Laranjal do Jari. "Seu Gama", como é mais conhecido, com 91 anos, também participou desse projeto contando todas as suas experiências vividas desde que chegou a Laranjal do Jari há 45 anos. Ele foi aplaudido pelos alunos quando adentrou a área de convivência, numa atitude de muito respeito e consideração com quem sabe tanto sobre o município.
"Não tem coisa melhor do que você saber verdadeiramente a história sobre o lugar onde você mora ainda mais sendo contada por alguém com toda experiência no assunto, que viveu muitas coisas, como o seu Gama, por exemplo,", destacou a aluna Kariane da Silva Oliveira.

Por Viviane Fialho, jornalista do câmpus Laranjal do Jari

Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Fonte: www.ifap.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário