Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

LISTA DOS DESAFETOS DO PSB

Nos últimos dias, após a "Operação Mãos-Limpas", muito se falou na famosa lista de desafetos do PSB, partido do atual governador do Amapá. De acordo com o Jornal A Gazeta na relação abaixo estão os  nomes constantes da tal lista. 

Eclemilda Maciel da silva
Gerente do Núcleo de Educação Indígena. Professora do Some. Nunca trabalhou em sala de aula, apoiou Pedro Paulo e no Segundo turno das eleições de 2010 fez campanha para o candidato Lucas Barreto.


Maria do Socorro Sena Ramos
Sua casa foi usada como comitê da campanha de Lucas Barreto. Funcionária do contrato administrativo, antes era chefe do setor de pessoal. Atualmente trabalha no setor de contratos onde favoreceu muitas pessoas na época da eleição com a garantia de que votossem em Lucas Barreto. Afirmava que ninguém iria  tirá-la do cargo, pois sabe de muitas coisas escusas dentro da Secretaria do Estado da Educação.


Giovana Dias Gomes
Prima de Pedro Paulo acumula várias funções, tais como : chefe do Abrigo dos idosos; chefe do Super Fácil Jari; chefe na vice-governadoria; chefe no Super Fácil no centro de Macapá. No segundo turno apoiou Lucas Barreto e com a vitória do Camilo mandou adesivar seu carro, garantindo que sempre foi Camilo; taxada de oportunista.


Arlete Moreira
Papiloscopista, funcionária federal. Trabalha atualmente no Ciosp do Congós. Era Jorge Amanajás no primeiro turno e no segundo turno das eleições de 2010; aparecia esporadicamente nos comícios de Camilo. Na época do governo de João Alberto Capiberibe ela agia como uma verdadeira terrorista; não foi uma boa administradora.


Antônio Waldez Lima
Professor de Filosofia do contrato administrativo fez campanha para o Lucas Barreto desde o primeiro turno, trabalhava em Vitória do Jari.


Ana Lúcia de Jesus Rodrigues
Ocupava o cargo de chefe de contratos e convênios da Seed; é considerado uma liderança forte da Pedreira e de alta confiança de Waldez Góes e Pedro Paulo. Não pode pegar nenhum cargo no governo 40. É Perigosa.


O diretor do departamento da informática da Sejusp
Era o segurança de Gilvan Borges. De alta confiança de Gilvan Borges. É considerado um perigo para o  atual governo.


Cleodineia Paz do Carmo
Ex-gerente do Abrigo São José, trabalhou na campanha da deputada estadual Marília Góes, e da candidata a deputada federal Conceição Medeiros, senador- 1 Waldez Góes e o 2º Gilvam Borges. Coordenou o comitê dos Góes no bairro do Congós, próximo à sua residência. Seus filhos  Cairo do Carmo Cordeiro e Rúbia Maiara do Carmo Cordeiro, ocuparam cargos no governo de Waldez Góes; ela no abrigo São José e ele no Super Fácil. Rúbia Maiara do Carmo Cordeiro é anti-capiberibe, mesmo sendo nomeada psicóloga na Amprev.


Andrea Marvão
Trabalha no Banco de Leite Humano da Maternidade Mãe Luzia,  até hoje continua no cargo. Era uma das coordenadoras da campanha da Marília Góes. Marcava presença constante na residência governamental, em festas com a ex-primeira dama o estado. 


Fracilene Melo
Professora concursada de Itaubal, é assessora da Maria do Socorro na Seed, sempre foi contra a família Capiberibe.

Lana Lameira
Pessoa de confiança de Gilvan Borges e continua no atual governo. Assumiu o cargo de Pedagoga e a direção da escola de Pedra Branca. Fez campanha para Gilvan, Waldez e Lucas Barreto. Diz ter horror à família Capiberibe.


Denise
Gerente do Bailique, no primeiro turno era Pedro Paulo e no segundo turno das eleições de 2010 trabalhou na campanha de Lucas Barreto. Ameaçava de exoneração os diretores do Bailique e quem trabalhava no contrato administrativo.


Rafael de Oliveira dos Santos
Contrato administrativo da Seed da época do governo de Waldez Góes e de Pedro Paulo. Ele disse para o Elzo, filho da Terezinha Barreto, que para tirar ele de lá alguém do 40 tem que ser “picão”. Até hoje a bandeira do 14 está na casa dele. Ele faz faculdade com o filho da Terezinha e disputava os adesivos: O Elzo era 40 e ele 11 e depois 14.

Após a apuração dos votos do segundo turno das eleições de 2010 para governador presenciei uma das mais bonitas festas popular da minha vida. Em Laranjal do Jari, as pessoas saiam das suas casas, das suas passarelas agitando  bandeiras e formando uma multidão de na Avenida Tancredo e demais ruas da cidade até a praça Central João da Silva Nere. Uma festa verdadeiramente democrática e jamais vista em Laranjal do Jari. Faziam caminhada e fiquei profundamente emocionado; cheguei mesmo a acreditar na mudança e que o Amapá a partir de 1º de janeiro de 2011 iria trilhar o caminho do progresso.
Cinco meses depois, somos obrigados a assistir esse tipo de coisa. Decepcionante, muito triste, lamentável.

O AMAPÁ E SUAS CONTRADIÇÕES

O Amapá, região situada no extremo norte do Brasil;  visitada pelos estrangeiros desde os tempos das Grandes Navegações e tida com um lugar de grandes riquezas,  originalmente povoada por grupos indígenas do tronco Aruaque como
Guaiampis, Palicures e Tucujus.
O litoral do Amapá teria sido visitado por Vicente Yáñez Pinzón, em fevereiro de 1500, mesmo antes da expedição de Cabral ter chegado a Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.
Sir Walter Raleigh, explorador inglês em seu livro "A Descoberta da Guiana", fez a seguinte descrição da "Província da Amapaia" como uma terra "maravilhosa e rica em ouro", povoada por indígenas chamados "anebas" que teriam presenteado o espanhol Antonio de Berreo com várias jóias daquele metal:
"A Província da Amapaia é um terreno muito plano e pantanoso próximo ao rio; e por causa da água barrenta que se espraia em pequenas ramificações por entre a terra úmida, lá crescem vermes e serpentes venenosas. (...) Berreo esperava que a Guiana fosse mil milhas mais próxima do que calhou de ser ao final; por meios dos quais suportaram tanta carência e tanta fome, oprimidos com doenças dolorosas, e todas as desgraças que se pode imaginar, perguntei àqueles na Guiana que haviam viajado pela Amapaia, como sobreviveram com aquela água parda ou rubra quando andaram por lá; e disseram-me que após o sol estar no meio do céu, eles costumavam encher seus potes e pás com aquela água, mas antes disso ou até o crepúsculo era perigosa de beber e, à noite, forte veneno." 
Uma pequena introdução da História do Amapá para dizer  que,  hoje em dia é um estado formado por 16 municípios e uma população de  669.526 habitantes (IBGE 2010) em uma área de 142.827,897 km² passa por uma profunda crise econômica e social  que se prolonga desde a sua colonização em virtude da falta de ética e moral da classe política e que tem origem desde a colonização.
O Amapá, na época do Brasil colonial fazia parte do província do Grão-Pará, com o nome de Cabo Norte.
Em 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas criou através do Decreto-Lei  5.814 o Território Federal do Amapá, passando a ser administrado por militares indicados diretamente pelo presidente da República até 1988 quando passou a ser um estado da Federação, já que a tentativa de desenvolver a região como território federal se mostrou ineficiente e fracassada.
Após cinco eleições e quatro legislaturas o estado do Amapá atravessa uma fase conturbada que se reflete na miséria e na carência de prestação de serviços nas áreas de saúde, educação em virtude dos constantes desvios do dinheiro público.
São escândalos por todos os lados, nos mais diversos setores: no executivo estadual e municipais, no poder legislativo estadual e municipais, nas secretarias do governo estadual e até nos tribunais de contas, órgãos que deveriam zelar pela destinação e aplicação correta do dinheiro público.
Está mais do que na hora de fazer uma revolução no Amapá; revolução no sentido de introduzir os cidadãos honestos e incorruptíveis da nossa terra; gente que tem amor, zelo e honra o nosso torrão. Uma revolução através do voto da participação ativa na administração pública por de uma fiscalização efetiva. É chegado o tempo de varrer do cenário político amapaense essas raposas e corruptos responsáveis pelo estado de calamidade da nossa população, já tão sofrida pelos desastres naturais. Deixar no ostracismo esses deliquentes de gravata  que mancham o nome do nosso querido Amapá e nos submetem a chacotas na imprensa nacional. 
Chega de Capiberibes, Borges, Góes, Sarneys entre outros. 
Enquanto esperamos tempos auvissareiros.
Uma coisa é certa, o Amapá somos todos nós, são as riquezas e belezas naturais, sua flora e fauna,  a cachoeira de Santo Antônio, a Pororoca, o açai, o beija-flor cor fogo, são os rios, etc; e disso devemos nos orgulhar e  encher peito e  gritar para o mundo "Te amamos Amapá, terra linda, meu lugar, pra sempre vou te amar".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

JORNAL DENUNCIA SITUAÇÃO DE ABANDONO EM QUE SE ENCONTRAM OS DESABRIGADOS DA ENCHENTE EM LARANJAL DO JARI

O nível da água do rio Jarí que atingiu a altura de 03 metros e 15 centímetros nos últimos meses, deixou milhares de famílias desabrigadas, obrigando as mesmas a começarem do zero porque perderam o pouco que tinham, pois a água levou tudo. Nessa última semana começou a diminuir o nível da água, baixou para 02 metros e 85 centímetros.
A população que tem sofrido com esse desastre da natureza, que deixou mais de 6.000 pessoas desabrigadas vivendo em abrigos públicos, hoje começam a sonhar novamente em voltar para seus lares para recomeçar as suas vidas e retornar suas rotinas normalmente.
Laranjal do Jarí que é o terceiro maior município e colégio eleitoral do Estado do Amapá vive um período crítico. De acordo com os próprios munícipes, os políticos só sabem visitar a cidade de 04 em 04 anos quando é período eleitoral. Entre as reclamações, muitos afirmam que o próprio governador do estado só visitou Laranjal do Jari uma única vez.
A população também reclama pro conta das imagens e informações repassadas para a imprensa local dando conta de que os abrigos e alojamentos improvisados estariam bem organizados, quando na verdade em muitos destes locais, as fossas estão cheias e vazando para dentro do alojamento, há falta de colchões, remédios, atendimento médico e as cestas básicas são compostas apenas de comida enlatada.
Em contato com a reportagem do Jornal do Dia, muitos desabrigados informaram que a situação é crítica nos alojamentos.

Fonte: Jornal O Dia

SACOLAS PLÁSTICAS NA MIRA DOS AMBIENTALISTAS


                 As sacolas plásticas criadas para facilitar a vida do dia-a-dia estão definitivamente com seus dias contados. De salvadoras da pátria, ganharam status de vilãs do meio ambiente. O resultado são dezenas de prefeituras que começam a determinar a proibição da sacola plástica nos estabelecimentos comerciais.
A medida mais recente foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A proibição das sacolas plásticas entra efetivamente em vigor em janeiro de 2012. Mas, durante esse período de adaptação, os estabelecimentos terão de fixar cartazes com a mensagem: "Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis". O texto foi aprovado na Câmara Municipal. Quem insistir em usar as sacolas pagará multa de R$ 50 a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da loja infratora.Outras 12 capitais já têm medidas restritivas à utilização das sacolas plásticas. O município de Jundiaí (Grande São Paulo, 50 km da capital) foi um dos precursores. Um acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Prefeitura de Jundiaí, em julho do ano passado, substituiu as sacolinhas plásticas oxibiodegradáveis por sacolinhas produzidas com resina baseada em amido de milho. Enquanto isso a reciclagem é uma boa opção ao invés de simplesmente jogá-las na lata do lixo. 
Fonte: www.jornalagora.com.br

domingo, 29 de maio de 2011

MAIS UM ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO NO AMAPÁ

Em um desdobramento da Operação Mãos Limpas - que em 2010 levou à prisão o então governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP) -, a Polícia Federal cumpriu neste sábado 17 mandados de busca e apreensão em endereços de conselheiros, servidores e ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá. Segundo a PF, 11 pessoas foram levada à sede da Superintendência no Estado para prestar esclarecimentos. A investigação da PF e da Controladoria Geral da União constatou desvio de parte do orçamento do TCE. De acordo com uma fonte ligada à investigação, material apreendido na casa de uma familiar do atual governador, Camilo Capiberibe (PSB), pode ligar o grupo ao político.
Os desvios no TCE foram descobertos pelos investigadores após a deflagração da Mãos Limpas, em 10 de setembro de 2010. Na época, a PF divulgou que apurava desvio de recursos da União para a área de educação no Amapá e que o esquema seria aplicado em outros órgãos públicos, entre eles o TCE, a Assembléia Legislativa, a prefeitura de Macapá e as secretarias estaduais de Justiça e de Saúde. Além do então governador, foram presas 17 pessoas e apreendidos R$ 1 milhão em dinheiro, cinco carros de luxo e duas armas.
Os mandados para a ação deste final de semana foram expedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha. De acordo com a fonte, um deles foi cumprido na casa do conselheiro José Julio de Miranda Coelho, que foi preso em 2010 na operação Mãos Limpas. Ele seria proprietário de oito casas, 37 apartamentos, 10 flats, 18 lojas comerciais, 10 prédios, 42 terrenos, um hotel, além de carros de luxo. Em cinco anos, ele teria movimentado R$ 190 milhões.
Ainda segundo a fonte, foram apreendidos R$ 31 mil em dinheiro com o conselheiro Manoel Antonio Dias e R$ 16 mil com Coracy Campos de Souza, chefe da Divisão de Planejamento do tribunal. Conforme ela, na casa de Raquel Capiberibe, ex-conselheira e tia do governador, foram encontradas duas pastas, uma com a relação dos "funcionários que não estavam com Camilo" e outra com nomes da família com sugestão de cargo no governo Capiberibe.
Outro mandado de busca, apontou a fonte, foi cumprido na casa da conselheira Margarete Salomão, onde foram encontrados recibos em branco assinados pela irmã dela, que é médica. Entre fevereiro de 2006 e novembro de 2010, conforme a fonte, ela solicitou reembolso de R$ 800 mil com despesas médicas. Buscas também foram feitas na casa da assessora de Margarete, Marizete Sousa de Oliveira, de Adilson Barros, chefe da divisão de Contabilidade do tribunal, Amiraldo da Silva Favacho, conselheiro, e dos servidores Paulo Celso da Silva e Souza, Nelci Coelho Vasques, Regildo Wanderley Salomão, Lindoval Queiroz Alcântara e Damilton Barbosa Salomão.
Entre as pessoas que tiveram a condução coercitiva determinada e foram liberadas após depoimento, estão Coracy Campos de Souza, Paulo Celso da Silva e Souza, Marizete Sousa de Oliveira, Nelci Coelho Vasques, Lindoval Queiroz Alcântara, Adilson Barros, Damilton Barbosa Salomão e o servidor Luiz Carlos Gomes da Silva.
No início da semana, nove pessoas já haviam sido presas em um outro desdobramento da operação Mãos Limpas. Após as apreensões do ano passado, a polícia descobriu indícios de irregularidades em processo licitatórios da Superintendência Federal da Agricultura. Os nomes dos detidos não foram informados.
Enquanto isso falta merenda nas escolas, os desabrigados da enchente em Laranjal do Jari não estão recebendo as cestas básicas e outros benefícios que lhe são devidos pelo governo, os funcionários públicos recebem apenas 3% de reposição salarial, o trecho sul da BR 156 continua intrafegável, Macapá sofre com constantes apagões, obras se encontram paralisadas em todos os municípios do estado esperando as contrapartidas do governo estadual.
Até quando os cidadãos amapaenses serão submetidos a essas roubalheiras de quem everia zelar pelo dinheiro público e servir de chacota na imprensa nacional?
Fonte: Portal Terra

sábado, 28 de maio de 2011

OPERAÇÃO “MÃOS LIMPAS” NO TCE

Desde as seis horas da manhã, a Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje (28.05) mandados de busca e apreensão no Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE) e na casa de todos os conselheiros.
Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que 50% do orçamento do TCE era desviado para os bolsos dos conselheiros.
A operação de hoje é mais um desdobramento da Operação “Mãos Limpas”, deflagrada em setembro do ano passado.
A ação de hoje, a exemplo das anteriores, foi determinada pelo ministro Otávio Noronha. A Polícia cumpriu hoje 13 mandados de busca e apreensão no Tribunal de Contas do Estado e nas casas de conselheiros e funcionários. Também foram cumpridos oito mandados de condução coercitiva.
Nas casas dos conselheiros Júlio Miranda, Amiraldo Favacho, Manoel Dias, Margarete Salomão, Regildo Salomão e da ex-conselheira Raquel Capiberibe foram apreendidos documentos, computadores, carros, muita papelada e até dinheiro. De tudo os policiais federais encontraram, inclusive uma pasta com  relação nominal de “inimigos do governo”, de “funcionários  que não estavam ao lado de Camilo durante a campanha”  e daqueles que exerciam cargos e que “perseguiram” seus subordinados que apoiavam Camilo.
A ação de hoje – como as outras – foi determinada pelo ministro Otávio Noronha com base em um relatório da Controladoria Geral da União que aponta que mais de 50% do orçamento do TCE era desviado.
Entre as movimentações financeiras suspeitas, a CGU indentificou sete mil lançamentos a título de saques em espécie que totalizaram R$ 190 milhões no período de janeiro de 2005 a junho de 2010. Foram identificados também diversos pagamentos a título de “ajuda de custo”. Só para se ter uma idéia, em cinco meses – de fevereiro a junho de 2001 – conselheiros embolsaram mais de quatro milhões a título de ajuda de custo.
Oito servidores do TCE foram conduzidos  para a Polícia Federal para prestar depoimentos. São eles: Paulo Celso, Marizete Oliveira, Nelcy Vasques, Coaracy Souza, Lindoval Alcântara, Adilson Barros, Danilson Barbosa, Luiz Carlos Gomes da Silva. Na casa deles também foi feita busca e apreensão.
Fonte: Blog da Alcineai Cavalcante

O PORQUE DO ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES DO SINSEPEAP

De acordo com informações apuradas do Jornal O Dia.
A disputa pela presidência do Sindicato dos Profissionais em Educação do Estado do Amapá (Sinsepeap) foi suspensa pela Justiça. A decisão foi dada pela juíza federal do trabalho, Natasha Schneider e encaminhada a presidência do Sinsepeap na tarde do dia 27 de maio. A liminar foi concedida para a Chapa número 3 que tem como candidata a presidente,  Ivanéia de Souza Alves.
A ação judicial foi em resposta ao pedido protocolado pela chapa número 04 liderada pela professora  Kátia Cilene de Mendonça Almeida. Ela pediu  à comissão eleitoral do Sinsepeap a impugnação da chapa de Ivanéia porque  alguns membros da chapa não estariam aptos a concorrer ao pleito por não terem  prestado contas quando participaram da diretoria anterior.
Antes que a comissão eleitoral pudesse avaliar o pedido e julgar o parecer, Ivanéia se antecipou e acionou a 1ª Vara Federal do Trabalho onde conseguiu expedir uma liminar garantindo a participação da chapa no processo eleitoral. Ela alegou que os membros haviam prestado contas, mas que o processo não foi analisado pelo Conselho Fiscal do SINSEPEAP, o que não configura falta de cumprimento do Estatuto.
Em regime de urgência, a comissão eleitoral do Sinsepeap realizou uma reunião com os representantes de todas as chapas para serem informados da decisão judicial. Mesmo que a chapa denunciante - a de Kátia Cilene - retirasse o pedido que fez a comissão eleitoral, não daria tempo de o Sinsepeap reverter a decisão da juíza.
No início da noite do dia 27.05 tentou-se solucionar o impasse e garantir a realização das eleições no domingo dia 29 de maio. Conforme a proposta todos os representantes das chapas assinariam um acordo em que aceitavam a eleição. O acordo seria enviado à juíza Natasha Schneider para que fosse homologado.
A reportagem de O Dia apurou que a candidata Kátia Cilene lamentou  a decisão judicial classificando a atitude da concorrente como errônea e apressada. “A ação demonstra o baixo nível de competência e a fragilidade dessa dirigente sindical. Ela desrespeitou o regimento eleitoral e atrasou todo o processo por arbitrariedade”, atacou.
Ivanéia se defendeu criticando o posicionamento da comissão eleitoral que, segundo ela,  não teria enviado um parecer sobre o caso em tempo hábil. “Faltou mais seriedade e imparcialidade da comissão. Eles foram omissos em ter nos notificado apenas na terça-feira. Nós recorremos por que a outra chapa nos acusou sem ter provas”, disse Ivanéia. De acordo com ela, a ação só foi ingressada na Justiça por precaução já que havia demora no parecer da comissão eleitoral do Sinsepeap.

PROJETO DE LEI QUE TRAMITA NA AL DO AMAPÁ PRETENDE MANTER REGÊNCIA DE CLASSE PARA PROFESSOR

O projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Agnaldo Balieiro (PSB), altera a redação do Art. 35 da Lei de número 0949 de dezembro de 2005, conhecida popularmente como Estatuto do Magistério. Com a alteração, o educador deixará de ser penalizado com a perda da regência ao assumir o cargo de diretor, diretor adjunto e secretário escolar de um estabelecimento de ensino, como acontece atualmente.
“No Amapá, desde 2005, com a implementação da Lei Nº. 0949, o docente, o educador, passou a ser penalizado com a perda de 50% de sua remuneração, através da cessação do percebimento de sua Regência de Classe, pela capacidade e vontade de administrar seu estabelecimento de ensino” ressalta
Na sua justificativa, o parlamentar enfatiza ainda que o que ocorre, desde o mencionado ano, através da citada lei, é que o exercício da função de direção escolar é praticada, muitas vezes, por pessoas sem nenhum vínculo com o processo de ensino. A função passou a ser quase que de exclusividade dos funcionários federais à disposição do Estado, porque para o professor não compensaria assumir cargos com a perda da regência.
O projeto está em tramitação na CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa. O relator da matéria é o deputado Charles Marques que já está mantendo diálogo com a categoria, para que os profissionais da educação também possam colaborar na discussão, sugerindo propostas que possam complementar o projeto.
O relator deve apresentar parecer dentro de dez dias a contar da data do dia 20 de maio. Depois, o projeto segue para votação no plenário da AL.
Fonte: Portal  Assembleia Legislativa do Amapá

APOSENTADORIA PARA PROFESSORES


No Brasil, os professores da Educação Básica podem requerer as suas aposentadorias depois de trinta anos (homens) e vinte e cinco (mulheres) de contribuição para a Previdencia Social.
Neste aspecto, o professor da escola pública tem o seu tempo de contribuição relacionado á idade mínima de cinquenta anos de idade para as mulheres e de cinquenta e cinco anos de idade para os homens.
Se comparado as demais profissões, os professores tem a sua aposentadoria antecipada em cinco anos em relação as demais profissões; isso porque o trabalho do professor é considerado estressante.
Mesmo com essa "vantagem", o que se percebe é que a carreira de magistério não vem atraindo a demanda necessária em termos de quantidade e qualidade para o atendimento ao total de alunos existentes no país.
Em países como o Japão, a Itália, a Coréia do Sul entre outros onde os alunos que mais se destacam, ingressam no mercado de trabalho como professores, no Brasil os melhores alunos procuram seguir outras profissões provocando uma queda na qualidade da educação.
Analisando o quadro educacional do nosso país, vemos que muito ainda precisa ser feito para atingirmos os índices de qualidade na educação de países do dito primeiro mundo como por exemplo melhorar os salários dos servidores da educação, valorizar cada vez mais a formação do professor, investir em capacitação e na formação continuada; só pra citar um pouco do que precisa ser feito na área educacional no Brasil.

ELEIÇÕES NO SINSEPEAP - 2011


A entidade que existe há 59 anos preconiza as lutas e reivindicações da categoria de profissionais da Educação. Este ano vários pleitos estão sendo debatidos pela classe nas esferas federal, estadual e municipal, especialmente pela nova lei que estabelece o piso nacional da Educação, principalmente para o professor, situação e valor contestado pelos gestores que alegam não terem condições orçamentárias para cumprir a novo piso nacional, determinado pelo Governo Federal, através do MEC.
No Amapá, as principais reinvidicações relatadas pela diretora de Formação Política e Sindical do Sinsepeap, Ivanéia Alves são: campanha de combate ao assédio moral nas escolas, aplicação da Lei da Gestão Democrática que impede a indicação exclusiva do gestor para o cargo de diretor, observando os desejos da comunidade Escolar, reajuste salarial, em razão da data base e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários que não obteve ainda os avanços esperados.
Quanto aos pleitos no âmbito municipal, onde o sindicato tem representativa em todos os municípios, o debate salarial, na data base é a prioridade. Sendo destacada a conquista da categoria com o enquadramento dos auxiliares educacionais, sendo nesta esfera, de acordo com a diretora e também candidata nas eleições do próximo dia 29, Ivanéia Alves, pela chapa "Militância e Conquistas de Oiapoque a Vitória do Jarí", o município de Macapá tem sido mais receptivo quanto aos debates sobre os pleitos da categoria.
No âmbito federal, as polêmicas reivindicatórias são focadas ainda na questão dos 992, aplicação do piso nacional da Educação, estando o servidor federal da Educação sem previsão para reajuste em 2011 e o acordo que está sendo firmado com a GEAD.
No tocante as próximas eleições, seis chapas estão concorrendo aos corgos da Diretoria Executiva Estadual, sendo obedecidos todos os critérios legais, dispostos no estatuto do Sinsepeap e aprovado nas assembléias realizadas pela categoria, que é a maior do estado.
Das seis chapas apenas uma se apresenta e conta com apoio e participação sindical em todos os 16 municípios do estado, sendo composta por 24 membros, entre eles alguns que fazem parte da atual diretoria: Ivanéia Alves(Dir. Formação Política e Sindical), Laércio Mendonça(Dir.Adjunto de Formação Política e Sindical) e Nazaré Marques(Vice presidente da Executiva Municipal de Macapá).
Em Laranjal do Jari, a chapa 3 concorre aos cargos da Diretoria Executiva Municipal com o professor Erasmo Silva à vice-presidente; a professora Marisete como candidata ao cargo de secretária; a professora Sancha, representante dos professores federais como candidata a adjunta de secretária; o professor Admilson Vilhena como tesoureiro e o professor Geonildo como adjunto de tesoureiro.
Boa sorte!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PÁGINAS DA HISTÓRIA DO JARI: A VILA DO PAU-ROLIÇO


Em 1967, Quando Daniel Keith Ludwig adquiriu as terras do Vale do Jari vivia nessa região cerca de dois mil posseiros que começaram a ser expulsos.
Ludwig - Idealizador do Projeto Jari
Os assessores de Ludwig, achavam que não era necessário reunir com os posseiros para discutir sobre a desocupação das terras de forma legal.
No mês de julho de 1968, a direção da Jari liberou uma área, hoje localizada à margem direita do rio Jari, próximo de onde fica a Casa da Amizade e um pouco abaixo da cabeceira da futura da ponte sobre o rio Jari. Aí foi permitido a construção de casas rústicas de madeira, em estilo palafita.
O povoado surgido deu origem, posteriormente a uma aglomeração urbana chamada de Vila do Pau-Roliço.
A autorização foi dada, também devido a destruição de alguns barracos por uma enchente, no lado esquerdo do Jari, no Território Federal do Amapá na localidade do Beiradão.
A vila foi erguida em três dias pelos próprios funcionários da Jari, com material doado pela empresa.
No início de 1971, o povoado contava com 26 palafitas, abrigando 229 pessoas, sendo que a maioria eram funcionários da Jari e os demais ex-empregados recém-demitidos e familiares.
Desde 1970, a direção da empresa Jari já somava esforços para a extinção da povoação por meio da força. Os motivos, segundo José Aragão, adminstrador de Monte Dourado, na época, um pequeno acampamento, era a falta de higiene e a promiscuidade causada pela constante presença de forasteiros, oriundos, principalmente do tráfego de regatões na Vila do Pau-Roliço.
 Área ribeirinha de L. do Jari, Rio Jari e na margem, oposta terreno onde existiu a Vila a do Pau-Roliço

Apesar da insistência, por parte dos diretores da Jari em destruir a Vila do Pau-Roliço através da coação e da violência, as casas só foram desocupadas e destruídas definitivamente em 9 de maio de 1971, com a devida indenização do moradores.
Com isso, os habitantes da Vila do Pau-Roliço venceram a poderosa empresa norte-americana nessa disputa.
Dessa forma, afirmamos que a Vila do Pau-Roliço constitui-se numa página da história da região do Vale do Jari e foi o embrião que deu origem ao povoado Beiradão, já que seus moradores, ao ser dispersos, atravessaram o rio e foram construir suas residências no lado esquerdo do Jari onde o controle da empresa não era tão rígido.

SOBRE A GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO

NOTA À POPULAÇÃO DO AMAPÁ
O SINSEPEAP vem a público esclarecer os motivos pelos quais, os sindicalizados decidiram dar continuidade a paralisaçao da categoria, até segunda-feira 23/05/2011 e greve geral a partir de 24/05/2011(terça-feira).

1º. Pela revogação da Lei Nº. 1.540/2011 sancionada pelo Governador, que trata da retirada de direitos adquiridos pelos Servidores Públicos em exercícios anteriores;

2º. Pela manutenção da Lei 0663/2002 que versa sobre s Regulamentação dos Índices de Reajustes anuais para os Servidores Públicos do Estado;

3º. Combater o Assédio Moral que os Servidores vêm sofrendo nas escolas e nas repartições públicas estaduais;

4º. Pela falta de respeito ao quantitativo de alunos nas salas de aula (super lotação);

5º. Falta de condições de trabalho e de estrutura física nas escolas;

6º .Pelo aumento arbitrário do número de aulas do professor, ferindo o que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação;

7º. Pela implementação da Lei do Piso Salarial Nacional, que deveria reajustar os salários dos profissionais da educação do Amapá em 16% para o ano de 2011;

8º. Pela implementação da merenda regionalizada em todas as escolas estaduais já!

9º. Pelo respeito aos Direitos dos Trabalhadores Estaduais como: Progressão, Licença Prêmio, Licença Saúde, etc;

10º. Pela manutenção e respeito ao plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério.

11º. Pela implementação da Lei da Gestão Democrática.

     Por todos os motivos expostos, pedimos a compreensão e apoio de toda a população amapaense, para que todos juntos possamos sensibilizar o Governo Estadual no sentido de viabilizarmos o encerramento mais breve possível desta GREVE, uma vez que a decisão encontra-se nas mãos do Excelentíssimo Senhor Governador.
Fonte: legalmentelidia

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ELEIÇÕES NO SINSEPEAP


No domingo dia 29.05 haverá eleições gerais para a Diretoria Estadual, Diretorias Municipais e Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá - SINSEPEAP. As eleições do SINSEPEAP mobilizarão cerca de 13 mil votantes; para votar o sindicalizado precisa ter pelo menos seis meses de filiação. Seis chapas  concorrem aos cargos da Diretoria Estadual. Em Laranjal do Jari, três chapas concorrem aos cargos de vice-presidente, secretário(a), suplente de secretário(a), tesoureiro(a) e suplente de tesoureiro(a).

terça-feira, 24 de maio de 2011

MAIS SOBRE A ENCHENTE EM LARANJAL DO JARI

Além da verba federal que ainda não foi utilizada, existem R$ 500 mil, liberados pelo Governo do Estado para acudir as vítimas das cheias, que já se esgotaram
Enquanto Laranjal do Jari vive a sua terceira pior enchente, a Defesa Civil Estadual ainda não gastou nenhum centavo do recurso federal – R$ 1 milhão – destinado exclusivamente às vítimas da cheia. Apesar da verba já estar depositada na conta do Governo do Estado, um moroso trâmite documental impede que a ajuda chegue aos desabrigados.
Entrevistado por a Gazeta, o chefe da Defesa Civil, Clésio Rodrigues, que é também tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, não soube estipular um prazo para que o problema seja resolvido. “O dinheiro já está disponível, mas ainda falta resolver um processo de documento. No momento, ainda não tem prazo”, informou Rodrigues. Ele garantiu que o impasse não está relacionado com nenhuma situação de inadimplência do Estado.
Segundo Clésio, 1.500 cestas básicas, enviadas pelo Governo Federal, devem chegar até amanhã à Laranjal. A situação da cidade voltou a se agravar no final de semana, quando os bombeiros registraram a maior alta do Rio Jari este ano: 3,13 metros – a terceira maior da história do município.
De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, o número de famílias desalojadas e desabrigadas chegou a 1015. Isso representa 3.597 pessoas atingidas. Foram improvisados 14 abrigos – em sedes de entidades públicas e particulares, e, principalmente, em escolas públicas, o que comprometeu o ano letivo mais uma vez.
A Rua Tancredo Neves – principal via da cidade – ficou submersa. A água que invadiu a cidade alcançou a distância que vai desde o muro de arrimo até o prédio onde antes funcionava a sede da prefeitura. Todo o Centro Comercial está alagado. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Américo Miranda, está no local. Ele informou que além do efetivo da 6ª Companhia de Laranjal do Jari, outros 42 militares foram deslocados da capital, Macapá, para auxiliar às vítimas.
Além de Laranjal do Jari, outros sete municípios já sofreram com enchentes este ano: Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca, Cutias, Oiapoque, Serra do Navio e Calçoene. Miranda disse que os R$ 500 mil liberados pelo Governo do Estado para acudir as famílias já foram utilizados. Segundo ele, os gastos ocorreram com combustível, aluguéis de carros e barcos, compras de cestas básicas, colchões, água potável, entre outros.
Em 2011, a cidade de Laranjal sofre com as cheias do Rio Jari desde o dia 18 de março último. Foram registradas as mortes de duas crianças durante este período. A pior enchente enfrentada pelo município de Laranjal ocorreu em 2000, quando o nível do Rio Jari atingiu 3,84 metros. Naquele ano, mais de 1100 famílias tiveram que deixar suas casas.

                                          S.OS. JARI
Parlamentares da bancada amapaense convidaram o  Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para ver de perto a situação de Laranjal e do Vale do Jari, fortemente atingidos pelas chuvas. O ministro aceitou o convite e ficou de agendar a viagem a Laranjal e Vitória do Jari. Além da inundação, moradia deverar ser o outro tema da pauta.                        (Fonte: Jornal A Gazeta)
Enquanto isso, o povo sofrido de Laranjal do Jari (fica a mercê das morosas decisões dos engravatados dos gabinetes oficiais  que ganham exorbitantes salários) passa imensas dificuldades nos abrigos improvisados, desconfortáveis e sem o mínimo de estrutura espera  pela tão sonhada ajuda que lhe é de direito. Só no Brasil mesmo; recursos disponíveis no banco e a bur(r)ocracia atrapalhando e emperrando os repasses. Resta a nós simples mortais indagar: Até quando meu Deus?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

NÚMEROS E IMAGENS DA ENCHENTE EM LARANJAL DO JARI - 2011


A partir do dia 16 de maio, o nível da água do rio Jari que já encontrava bastante alto subiu novamente, só que de forma rápida e súbita. Isso fez com que muitos moradores que ainda não haviam deixados as suas residências fossem pegos de surpresa. Até hoje (23.05) o nível da água baixou apenas cinco centímetros em relação ao dia 21.05 quando atingiu o máximo de 3 metros e 10 centímetros acima do normal. Mais de duas mil famílias foram atingidas pelas enchentes do rio Jari em 2011, chegando a cerca de sete mil pessoas afetadas pelas cheias. As aulas estão suspensas em quase todas as escolas municipais e estaduais; as escolas que não estão alagadas, estão sendo usadas como abrigos. A Defesa Civil Estadual e Municipal, o Corpo de Bombeiros e outras instituições têm ajudado na remoção das famílias e de seus pertences da parte baixa de Laranjal do Jari para locais e abrigos situados nos bairros mais altos.
Todas as ruas, passarelas e casas situadas na parte baixa de Laranjal do Jari se encontram inundadas pelas cheias dos rio Jari


A travessia do rio Jari que era feita de catraia em menos de cinco minutos, agora dura entre 20 a 30 minutos. As catraias saem do início do bairro Agreste da garagem da Prefeitura até o porto de Monte Dourado e vice-versa; o valor da travessia que era de 0,50 centavos subiu para R$ 3,00 e agora está custando 2,00

Rua Goiás - Uma das ruas do Centro Comercial completamente inundada com a água chegando na altura dos joelhos

Rua da Usina -  Situada na parte baixa da cidade, Centro Comercial; uma da primeiras ruas a ser tomada pelas águas do rio Jari

Avenida Tancredo Neves - Apesar de completamente inundada continua intensamente transitada por trabalhadores, moradores e curiosos

Há mais de um mês as aulas estão suspensas nas escolas estaduais, municipais e particulares (localizadas nas áreas baixas da cidade), cerca de dez escolas foram inundadas

A Defesa Civil trabalha na remoção das pessoas e seus pertences das áreas alagadas para escolas e outros abrigos localizados nos bairros mais altos de Laranjal do Jari

A Defesa Civil trabalha no resgate e remanejamento dos atingidos pela enchente e no abastecimento de água potável aos insistem em permanecer em suas casas; contradição o carro que nos tempos normais trafegam pela avenida Tancredo Neves e a catraia que agora é usada nos trabalhos de resgate

Onda no meio da Avenida Tancredo Neves; nos tempos de enchente em Laranjal do Jari é assim mesmo

Canoa navegando em plena Avenida Tancredo Neves; em tempos normais a via por pedestres, ciclestas e veículos

Movimento intenso na Avenida Tancredo Neves; a principal via de trâsito e deslocamento da cidade

O nível das cheias do rio Jari, oscila em quase 2 meses de enchente; nos últimos dez anos já foram 4 grandes enchentes; a enchente de 2011 já considerada a terceira maior entre elas; os bairro atingidos são: Malvinas, Três Irmãos, Santarém, Samaúma, Centro, Parte do bairro Nova Esperança

Prédio situado ao lado da Avenida Tancredo Neves, onde o nível da água varia entre dez e oitenta  dez centímetros acima do asfalto

Enchente em Laranjal do Jari, 2011. Interrompeu diversas atividades: comércio, cultos religiosos, aulas, circulação de taxistas e mototaxistas entre outras

Avenida Tancredo Neves - Trânsito intenso e trabalho da Defesa Civil; as crianças ignoram os perigos do contágio de doenças, insetos e animais peçonhentos e afogamento

Avenida Tancredo Neves
A Avenida Tancredo Neves virou um imenso rio por transitam trabalhadores e curiosos; ao lado área destruída por um incêndio em outubro de 2008

Balsa Vitória do Norte - Os trabalhadores das empreiteiras da JARCEL, que antes faziam a travessia do rio Jari entre Laranjal do Jari e Monte Dourado em menos de 5 minutos de catraia agora gastam 2 horas para fazer a mesma travessia de balsa
 Centro Comercial, grande parte dos comércios, farmácias, açougues, padarias, importandoras e escolas estão fechados. Os saques são constantes. Os prejuízos são incalculáveis
A maioria da escolas estão alagadas ou servindo de abrigo. As aulas estão suspensas a mais de um mês por tempo indeterminado até a água baixar

                                               

domingo, 22 de maio de 2011

GREVE À VISTA

Devido a intransigência do governo em conceder a reposição salarial, os servidores em educação no Amapá se preparam para entrar em greve

Em assembleia geral, ocorrida ontem (20) na quadra da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap) decidiu que a partir de terça-feira (24) a categoria entra em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após longa discussão com sindicalizados e depois de representantes do Sinsepeap sentarem à mesa com membros do governo, no dia anterior.
O Sinsepeap cobra do governo a destinação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização de Profissionais da Educação (Fundeb) para aumento de perdas salariais. “Sabemos que há uma sobra desse dinheiro. Acreditamos que utilizando essa sobra dá pra conceder o reajuste que a gente reivindica”, disse Rui Valdo Coutinho, presidente do Sinsepeap.
A categoria protesta ainda contra o pagamento de regência de classe a dois mil e quinhentos servidores da educação que estão sendo desviados da função ou estão cedidos a outros órgãos que não a Secretaria Estadual de Educação. Estes profissionais estariam recebendo benefícios que correspondem à R$ 3 milhões. “Decidimos pela greve e vamos cobrar do governo que se cumpra o que é possível. De outra forma fica difícil. A categoria vai parar o funcionamento das escolas na semana que vem”, reforçou Rui Valdo.
Por outro lado, a Federação das Entidades dos Servidores Públicos do Estado do Amapá (Fespeap), se reuniu com representantes dos vários sindicatos que cobram melhorias trabalhistas e decidiram que irão sentar à mesa de negociação na próxima segunda-feira (23). A reunião está agendada com o procurador do Estado, Márcio Figueira. A principal deliberação deverá ser sobre a revogação da lei que aprovou o reajuste de apenas 3% para os servidores. Além disso, o índice e a base de cálculo utilizados também serão revistos. “Reunimos com os outros sindicatos e decidimos que ainda não vamos entrar em greve por conta dessa conversa da próxima semana. Mais nada está descartado, tudo vai depender dessa reunião”, disse Marlúcio de Almeida.
Mais categorias de servidores públicos do estado do Amapá também planejam entrar em greve, caso o governo não reveja a decisão de tratá-los com dignidade e repassar as perdas inflacionárias do o período.

MENGÃO TEM A MAIOR TORCIDA DO MUNDO

O FLAMENGO tem a maior torcida do mundo


A torcida do Flamengo é a maior do mundo no futebol, segundo uma pesquisa divulgada pelo site da revista Mundo Estranho, da editora Abril, dedicada a curiosidades em geral. O levantamento foi feito a partir de dados de países da América do Sul, América Central, Europa e Ásia. Em cada país, um importante centro de pesquisa serviu de fonte. No Brasil, foi o Instituto Datafolha. Os dados obtidos (quase todos de 2007) também mostram o cálculo de quanto representa cada torcida dentro de seu país, de acordo com as projeções populacionais do US Census Bureau para 2008.
Somente as três primeiras torcidas de cada país entraram no levantamento. O Flamengo faturou o primeiro lugar, com 32,6 milhões de torcedores, o equivalente a 17% da população brasileira. O Coritinhians ficou em quarto lugar no geral, com 23 milhões de simpatizantes (algo em torno de 13% do Brasil). O outro brasileiro é o São Paulo, que aparece na sétima posição, com 15,3 milhões de torcedores (8%).
Dois clubes mexicanos figuram em segundo e terceiro lugares na comparação. O Chivas, de Guadalajara, tem 30,8 milhões de torcedores - o que representa 28% da população do México, onde a pesquisa foi feita pelo Grupo Reforma. A seguir aparece o América, da Cidade do México, com 26,4 milhões e 24% da população.
No quinto lugar geral está o Boca Juniors, com 16,4 milhões. Chama atenção que isto representa, segundo a Equis de Investigacion Social, 40,4% da população argentina. O sexto time com maior torcida é a Juventus, de Turim, na Itália, com 16,3 milhões. Abaixo do São Paulo, em oitavo, surge o Milan, com 13,4 milhões. Em 9º lugar, empatados com 13,2 milhões, estão quatro clubes: Cruz Azul e Pumas, do México; River Plate (Argentina) e Real Madrid.
As Pesquisas que mensuram tamanho das torcidas são sempre polêmicas e servem muito mais para alimentar debates em bares e mesas redondas do que propriamente para certificar alguma coisa. Há sempre controvérsias, claro.
No caso do levantamento da Mundo Estranho, a própria publicação esclarece, não foram considerados os torcedores multinacionais, "como chineses que amam o Manchester United, por exemplo". O resultado foi obtido a partir de pesquisas recentes de "cada um dos 11 melhores campeonatos de futebol do mundo". A revista ainda esclarece: "mesmo considerando outros esportes populares fora daqui, o futebol leva vantagem. Nos Estados Unidos, os fãs de beisebol, basquete e futebol americano se dividem entre vários times de todas as regiões do país, fragmentando as torcidas". E mais: "em países populosos como China e Índia, a maioria dos fanáticos prefere clubes europeus ou times pequenos de críquete".
A África não entrou no cálculo. Há quem diga que o Al Ahly, o clube mais popular do Egito, teria a maior torcida do mundo. Segundo a Fifa, porém, o Al-Ahly tem 25 milhões de torcedores.
As três maiores torcidas de cada um dos 11 principais campeonatos do mundo, segundo a revista Mundo Estranho, com o instituto de pesquisa do país:
BRASIL
Pesquisa Datafolha, 2007
1. Flamengo - 32,6 milhões (17%)
2. Corinthians - 23 milhões (13%)
3. São Paulo - 15,3 milhões (8%)
ARGENTINA
Equis Investigación Social, 2006
1. Boca Juniors - 16,4 milhões (40,4%)
2. River Plate - 13,2 milhões (32,6%)
3. Independiente - 2,2 milhões (5,5%)
ESPANHA
Centro de Investigaciones Sociológicas, 2007
1. Real Madrid - 13,2 milhões (32,7%)
2. Barcelona - 10,4 milhões (25,7%)
3. Valencia - 2,1 milhões (5,3%)
ALEMANHA
Sportfive (Agência de Marketing Esportivo), 2007
1. Bayern de Munique - 10,5 milhões (12,8%)
2. Werder Bremen - 5,7 milhões (6,9%)
3. Schalke 04 - 4,3 milhões (5,2%)
ITÁLIA
Instituto Demos-Eurisko, 2007
1. Juventus - 16,3 milhões (28%)
2. Milan - 13,4 milhões (23%)
3. Internazionale - 9,3 milhões (16%)
JAPÃO
Video Research Ltd., 2006
1. Kashima Antlers - 12,3 milhões (9,7%)
2. Gamba Osaka - 11,9 milhões (9,4%)
3. Jubilo Iwata - 11,7 milhões (9,2%)
MÉXICO
Grupo Reforma, 2007
1. Chivas - 30,8 milhões (28%)
2. América - 26,4 milhões (24%)
3. Cruz Azul e Pumas - 13,2 milhões (12%)
GRÃ-BRETANHA
Roy Morgan International, 2006
1. Manchester United - 4,2 milhões (6,9%)
2. Liverpool - 3,1 milhões (5,1%)
3. Arsenal - 2,6 milhões (4,35%)
PORTUGAL
Liga Portuguesa de Futebol Profissional, 2003
1. Benfica - 4,1 milhões (38,8%)
2. Porto - 2,6 milhões (24,4%)
3. Sporting - 2,1 milhões (20,2%)
FRANÇA
Institut National de la Statistique et des Études Économiques (Insee), 2006
1. Olympique - 10,2 milhões (16%)
2. Lyon - 9,6 milhões (15%)
3. Paris Saint-Germain - 3,2 milhões (5%)
HOLANDA
TNS-NIPO, 2007
1. Ajax - 4,3 milhões (26%)
2. Feyenoord - 3,8 milhões (23%)
3. PSV - 2,1 milhões (13%)
De acordo com a última Datafolha sobre torcidas, em 2007, Flamengo e Corinthians estão no topo. Confira:
Flamengo - 17%
Corinthians - 13%
São Paulo - 8%
Palmeiras - 7%
Vasco e Grêmio - 4%
Santos, Cruzeiro e Internacional - 3%
Atlético-MG - 2%
Fluminense, Botafogo e Bahia - 1%
Outros times - 9%
Nenhum - 26%.
Seleção brasileira - 3%.
Em 2007, foi publicada outra pesquisa, do CNT/Sensus, feita apenas com os clubes que disputavam a Série A do Campeonato Brasileiro naquele ano. Veja os percentuais:
Flamengo 14,4
Corinthians 10,5
São Paulo 8,0
Palmeiras 7,2
Vasco 5,0
Grêmio 3,9
Santos 3,7
Cruzeiro 3,3
Internacional 2,1
Botafogo 1,8
Atlético-MG 1,5
Fluminense 1,5
Sport 1,0
Goiás 0,9
Atlético-PR 0,8
América-RN 0,6
Juventude-RS 0,4
Figueirense 0,3
Náutico 0,2
Paraná Clube 0,1

Fonte: O Globo Online

sábado, 14 de maio de 2011

APÓS ANOS CORTANDO GASTOS O GRUPO ORSA QUITA A DÍVIDA DA JARI CELULOSE


No dia 16  de dezembro de 2010, uma quinta-feira o grupo Orsa pagou a última parcela da dívida  contraída ao adquirir o projeto Jari, no valor de US$ 112 milhões com os credores. O grande empreendimento de produção de celulose idealizado no meio da floresta amazônica, nos estado do Amapá e Pará pelo magnata americano Daniel Keith Ludwig. Com o fim da dívida com os credores originais, o grupo já planeja investimentos em modernização e a possibilidade de instalação de uma nova linha de produção, podendo abrir o capital ou incluir um novo sócio no projeto, conforme Sérgio Amoroso, presidente do grupo Orsa e principal controlador do empreendimento desde 2000.
Fábrica de celulose da JARCEL
Em 29 de fevereiro de 2000, Amoroso pagou R$ 1 pelo empreendimento, mas em contrapartida assumiu uma dívida de US$ 415 milhões com o Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros credores. Com a quitação dos compromissos financeiros, o próximo passo são investimentos estruturais e modernizantes, “Vamos investir cerca de US$ 100 milhões em projetos de geração de energia, para reduzir o uso de óleo e carvão mineral, além de aplicar em projetos para tornar a fábrica mais competitiva”, disse Amoroso.
O Projeto Jari ocupa 1,3 milhão de hectares – área do tamanho de um país como a Bélgica – e começou a ser idealizado e construído por Ludwig,  no final da década de 1970 e  importou duas fábricas desde Kure, no Japão até o porto de Munguba no Jari, depois de percorrer 80 mil km pelos oceanos Pacífico e Atlântico, rios Amazonas e Jari. Depois de muitos percalços o projeto acabou acumulando uma série de problemas e dívidas, sendo nacionalizado por um consórcio de empresas e bancos no início dos anos de 1980.
Laranjal do Jari - Cidade surgida em decorrência do Projeto Jari
Isso não deixa de ser uma ótima notícia; mas os trabalhadores do projeto Jari e os moradores das cidades em volta do mesmo, com certeza sabem a que preço.


ADMISSÃO PARA PROFISSÃO DOCENTE TERÁ PROVA NACIONAL UNIFICADA A PARTIR DE 2012

A primeira edição da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente será em agosto de 2012. A informação foi divulgada nesta quinta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que será responsável pela aplicação do exame, cujo objetivo é auxiliar estados e municípios a selecionar professores para trabalhar nas redes públicas.
A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do diagnóstico de que os concursos para professores da rede pública eram, em geral, mal elaborados. O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.
Um comitê de governança está concluindo a matriz de referência que irá indicar quais conteúdos e habilidades serão cobrados do candidato. O grupo é formado por representantes do Inep, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de entidades de pesquisa em educação como a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
De acordo com a matriz proposta pelo Inep, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.
A previsão é que o documento seja concluído até o início do segundo semestre. Em seguida, o Inep abrirá uma chamada pública para convocar especialistas interessados em elaborar itens para o exame.
Resta saber se a tal prova vai contribuir para a melhoria da qualidade da educação e em que grau.
Fonte: ultimo segundo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

LIGAÇÃO ENTRE O AMAPÁ E A GUIANA FRANCESA

A conclusão da ponte sobre o Rio Oiapoque que liga o Amapá à Guiana Francesa foi concluída ontem (10.05.2011).
No entanto, existem impasses diplomáticos a serem superados. Os franceses exigem a identificação dos brasileiros, enquanto o Brasil não exige nenhum documento para liberar a entrada dos franceses para o Amapá.




 
O Deputado Federal Sebastião Bala Rocha (PDT/AP) fez pronunciamento em alusão ao feito na segunda-feira (09.05), em seu discurso na Câmara no mesmo dia, afirmar afirmar: “Esse vai ser, sem dúvida, para nós do Amapá, um grande fato histórico. Servirá para intensificar os laços de amizade e as cooperações nos campos econômico, social, cultural, científico, para que possamos ter, naquela fronteira, civilizações desenvolvidas na ponte que ligará o Mercosul à União Européia”. 
O referido deputado salientou que ainda têm alguns entraves a serem ultrapassados para o eficiente funcionamento da obra.
“Há ainda alguns problemas a serem resolvidos, como o asfalto, ligando a cidade à cabeça da ponte, há ainda a necessidade de construir o posto de fronteira com alfândega, Polícia Federal, com órgãos do Ministério da Agricultura, vigilância sanitária, para que a ponte possa funcionar de verdade”.
Esperamos que a referida obra sirva para trazer o desenvolvimento do Amapá e representar uma melhoria na condição de vida dos amapaenses.
Fonte: Jornal o Dia em http://www.jdia.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

IDEB e a qualidade da educação



Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou mais um resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o qual conjuga duas variáveis: a proficiência média dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil e o índice de aprovação anual em cada unidade escolar. Para a CNTE, embora o IDEB nacional tenha evoluído, são necessárias algumas ponderações, sobretudo para desmistificá-lo como conceito acabado para medir a qualidade da educação.
Na concepção dos trabalhadores da educação básica pública do país, a aferição da qualidade educacional extrapola, e muito, a aplicação de uma prova aos estudantes sobre dois conteúdos (português e matemática). Isso porque educação não é coisa que se mensura apenas por nota. A qualidade da educação socialmente referenciada requer poder enxergar, por exemplo, a formação humanística dos estudantes, a inserção da escola e de seus profissionais no contexto da comunidade local, as ações e debates sobre a sustentabilidade do meio ambiente e a inclusão de todos que não tiveram acesso ao ensino regular. E essa educação, necessariamente, tem que caminhar no sentido de construir a igualdade e a felicidade pessoal e coletiva, bem como ser essencial para direcionar a sociedade ao respeito para com as diferenças étnicas, religiosas ou de orientação sexual, corroborando com a paz local e mundial.
Além dos princípios que regem a qualidade da educação, os elementos para medi-la também extrapolam, demasiadamente, os incorporados pelo IDEB. Como mensurar a qualidade educacional sem contextualizar o financiamento e a responsabilidade dos entes públicos? A formação e a valorização dos profissionais da educação? A forma de gestão que deve priorizar a participação da comunidade? O conteúdo ministrado pelos educadores e a proposta pedagógica da escola? Será que a ‘qualidade da educação’ em duas escolas com nota 6 no IDEB é a mesma? Temos certeza ser possível que não, pois isso o Índice da Educação Básica não consegue responder.

Fonte: http://www.cnte.org.br